expr:class='"loading" + data:blog.mobileClass'>

Translate

terça-feira, 26 de agosto de 2014

Abóbora

Abóbora

Nome científico: Curcubita pepo.

Sinônimos: Jerimum.


    Foto: Daniel Carvalho Gonçalves


Ocorrência: De origem americana ou asiática e muito cultivada em todo o Brasil.

Ambiente: Gosta de solos férteis, bem drenados, sol direto e locais bem ventilados.

Características: Planta de caule rasteiro, com folhas cordiformes com pequenas pilosidades, flor amarelo-ouro, amarelo-creme ou branca, de acordo com a variedade, frutos arredondados ou em forma de pera, muito utilizados na culinária brasileira.

Uso medicinal: Além de ótimo alimento, possui vitaminas A, B1, B2, fósforo, potássio, cálcio, sódio, ferro e magnésio. Combate o diabetes, prisão de ventre, dor de ouvido. É ótima para expulsar lombrigas e solitárias. Útil em queimaduras e verrugas.



    Foto: Evandro Carlos Ferreira dos Santos


Partes usadas: As sementes, as folhas e a fibra da polpa.

Dosagem e modo de usar: Para o diabetes, use a fibra da polpa crua ou no ato da preparação da polpa para o prato preferido. Ajuda a baixar o índice de açúcar no sangue.
Para expulsão de lombrigas, use 80 gramas de sementes descascadas ( não retirar a película verde que envolve a semente), misturada com a mesma quantidade de açúcar e um pouco de leite. Tome pela manhã, em jejum, em única dose. Repita a mesma operação dois dias depois, porém, dividindo a porção em duas doses.
Para verrugas utilize o líquido do talo das folhas diretamente sobre o local vários dias seguidos.
Para queimaduras utilize as folhas amassadas sobre o local.
Para dor de ouvido utilize um pouco do sumo das folhas com água e pingue dentro do ouvido.

Ótima saúde para todos!

terça-feira, 19 de agosto de 2014

Café

Café

Nome científico: Coffea arabica, Coffea robusta e Coffea liberica.

Sinônimos: Não existem.


    Foto: Daniel Carvalho Gonçalves


Ocorrência: De origem árabe, é cultivado em praticamente todos os países de clima quente.

Ambiente: Gosta de solos férteis, bem drenados, bastante sol, clima quente durante o dia e com queda significativa de temperatura à noite.

Características: É uma pequena árvore de até 3,5 metros de altura com folhas simples, verde-brilhante, flores brancas, frutos vermelhos ou amarelos, de acordo com a espécie ou variedade.

Uso medicinal: É estimulante, antioxidante, bom para dor de cabeça e enxaqueca. Previne diabetes, mal de Parkinson, câncer de fígado, câncer de cólon e câncer de útero.



    Foto: Evandro Carlos Ferreira dos Santos


Partes usadas: Folhas e frutos (torrados ou in natura).

Dosagem e modo de usar: A mais comum é a bebida preparada usando-se o pó de suas sementes torradas, temperada de acordo com o gosto individual de cada um. Como antioxidante e preventivo de outros males, porém, é melhor preparar a bebida usando-se 15 gramas de folhas frescas ou 15 gramas de frutos frescos ou secos (sem torrar) por um litro de água. Beba de 2 a 3 xícaras por dia.

Contra-indicação: É contra-indicado para pessoas com problemas gástricos como úlcera ou gastrite, hipertensão, distúrbios cardíacos. Em excesso diminui a absorção de vitaminas B, C e ferro. Não é aconselhável o seu uso durante a gravidez.

Ótima saúde para todos!

quinta-feira, 14 de agosto de 2014

Erva-preta

Erva-preta

Nome científico: Cordia verbenacea.

Sinônimos: Erva-baleeira, catinga-de-barão, Maria-milagrosa, pimenteira e salicilina.


    Foto: Daniel Carvalho Gonçalves


Ocorrência: Em quase todo o Brasil.

Ambiente: Gosta de solos bem drenados, férteis, normalmente com alguma umidade como os solos de várzeas e litoral. Aprecia bastante sol.

Características: É um arbusto com até 2 metros de altura, com caule marrom-enegrecido, folha simples, peninervada, semi-áspera, verde-opaco. Flores pequenas, em cachos, brancas.

Uso medicinal:  É diurética, combate o reumatismo, gota, dor na coluna, dor muscular, sendo muito útil nas contusões.



    Foto: Evandro Carlos Ferreira dos Santos


Partes usadas: As folhas.

Dosagem e modo de usar: Para uso interno, faça um chá com 10 gramas de folhas por um litro de água, em infusão. Tomar de 3 a 5 xícaras por dia. Para uso externo, faça cataplasmas com as folhas e aplique sobre o local afetado.

Ótima saúde para todos!

quarta-feira, 6 de agosto de 2014

Patinha-de-vaca

Patinha-de-vaca

Nome científico: Bauhinia ungulata.

Sinônimos: Pata-de-vaca-pequena e mororó.


    Foto: Daniel Carvalho Gonçalves


Ocorrência: Em praticamente todo o Brasil.

Ambiente: Gosta de locais quentes e ensolarados, solos bem drenados, não sendo tão exigente quanto à acidez.

Características: É um arbusto que pode chegar a 4 metros de altura, com ramos delgados e flexíveis, folhas fendidas, semelhantes à uma pata de vaca, flores brancas com detalhes vermelhos.

Uso medicinal: Anti-inflamatório, combate infecções bucais e gengivais, ajuda na cicatrização de feridas bucais como, por exemplo, gengiva de dentes extraídos, cicatrizante externo.



    Foto: Evandro Carlos Ferreira dos Santos


Partes usadas: Folhas.

Dosagem e modo de usar: Para bochechos ou banhos no local afetado, use 20 gramas de folhas por um litro de água. Para se fazer um chá, use 10 gramas de folhas por um litro de água. Beba de 3 a 5 xícaras por dia.

Ótima saúde para todos!