expr:class='"loading" + data:blog.mobileClass'>

Translate

terça-feira, 27 de dezembro de 2016

Pacari

Pacari

Nome científico: Lafoensia pacari.

Sinônimos populares: Dedal, dedaleiro, pacuri, copinho, louro-da-terra, pau-de-bicho e mangabeira-brava.


     Foto: Daniel Carvalho Gonçalves


Ocorrência: Brasil, nos estados de Minas Gerais, Bahia, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, São Paulo, Paraná, Amapá, Pará e Rio Grande do Sul.

Características: É uma árvore de até 12 metros de altura, com médio esgalhamento, folhas opostas, lias, simples, ovaladas, verdes-brilhantes. Flores lindas, em forma de dedal, daí o seu nome popular.

Habitat: Desde a mata atlântica até o cerrado.

Uso medicinal: É antifúngico, antibactericida, ótimo para azia, gastrite e problemas estomacais.



    Foto: Daniel Carvalho Gonçalves


Partes usadas: Raiz (bactericida), folhas (fungicidas) e entrecasca (estômago).

Dosagem e modo de usar: Como fungicida (uso externo), para tratamento de pele ou couro cabeludo, por exemplo, use 50 gramas de folhas por um litro de água. Lave e deixe agir por uma hora antes de retirá-lo. Como Bactericida, use 15 gramas de raiz por um litro de água, em decocção. Beba de 3 a 5 xícaras por dia. Para azia e problemas estomacais, use de 10 a 15 gramas de entrecasca por um litro de água, em maceração. beba de 3 a 5 xícaras por dia.

Observação: Nunca exceda a dose recomendada, pois, pode acarretar prejuízos à sua saúde. Se persistirem os sintomas, procure um médico. Antes de usar qualquer medicamento, mesmo que natural, informe ao seu médico.

Ótima saúde para todos!