Abacate (abacateiro)
Nome científico: persea drymifolia, Persea americana, Persea floccosa, Persea gigantea, etc.
Sinônimos: Aguacate (em espanhol).
Ocorrência: Embora seja de origem mexicana e da América central, é uma planta muito cultivada no Brasil.
Ambiente: Gosta de ambientes quentes, bem ensolarados, solos férteis, bem drenados.
Características: É uma árvore de até 20 metros de altura, dependendo da espécie, bastante esgalhada, com tronco e casca rugosa, folhas simples, coriáceas, verde-brilhantes. O fruto é uma drupa, com polpa verde-fosco, caroço bipartido, grande. Muito apreciado.
Uso medicinal: Eficaz contra o reumatismo, gota, cura de fraturas (caroço), doenças renais (folhas secas), males do fígado, antioxidante e ajuda na manutenção da pele (fruto).
Foto: Evandro Carlos ferreira dos Santos
Dosagem e modo de usar: Com o caroço pode-se fazer uma mistura muito eficaz no tratamento das doenças reumáticas: 1 caroço inteiro, 3 pedras de cânfora, 500 ml de álcool. Bater tudo no liquidificador e coar. Aplicar, fazendo massagens, nos locais afetados. Lembramos que esse uso é exclusivamente externo.
Com as folhas secas fazemos um chá usando 30 gramas de folhas por um litro de água, por decocção. Tomar 4 ou 5 xícaras por dia.
O fruto in natura pode ser consumido sem exagero uma vez que é bastante calórico. Útil para eliminar o mau colesterol de desenvolver o bom colesterol. É antioxidante.
Ótima saúde para todos!
Nenhum comentário:
Postar um comentário