Agrião
Nome científico: Sisymbrium nasturtium, Nasturtium officinale.
Sinônimos: Agrião-d'água.
Ocorrência: É uma planta cultivada em boa parte do planeta.
Ambiente: Pode ser cultivada na beira de cursos d'água ou em solos úmidos, férteis. Aprecia boa luminosidade.
Características: Planta herbácea que emite ramos de até 60 centímetros de comprimento. Possui haste ramosa, espessa, suculenta, verde-claro a verde-avermelhado. Folhas alternas, pecioladas, compostas, imparipenadas. Flores hermafroditas, brancas, pequenas.
Uso medicinal: É um ótimo depurativo e anti-escorbútico, tônico estomacal, diurético, combate infecções nas vias urinárias e cálculos nos rins. É cicatrizante. Combate a tosse catarral e bronquite. Além disso é rica em óleo essencial, iodo, ferro, fosfato e alguns sais.
Foto: Daniel Carvalho Gonçalves
Partes usadas: Toda a parte aérea da planta.
Dosagem e modo de usar: Pode-se fazer um chá usando-se 30 gramas de folhas frescas por um litro de água, em infusão. Tomar 4 ou 5 xícaras por dia. Pode-se fazer um xarope usando-se 250 gramas de folhas frescas, 500 gramas de açúcar, rapadura ou mel e um litro de água. Junte todos os ingredientes e bata num liquidificador. Coe e leve ao fogo. Após a fervura, retire a espuma. deixe esfriar e guarde em garrafas bem arrolhadas, na geladeira. Tomar 4 a 5 colheres de sopa por dia.
Ótima saúde para todos!
Nenhum comentário:
Postar um comentário