expr:class='"loading" + data:blog.mobileClass'>

Translate

sábado, 4 de maio de 2013

Caninha-do-brejo

Caninha-do-brejo

Nome científico: Costus spicatus.

Sinônimos: Cana-do-brejo, cana-roxa, cana-de-macaco, jacuacanga, cana-fista e paco-caatinga.

Ambiente: Gosta de lugares quentes durante o dia e com uma significativa queda de temperatura à noite. Solos que variem entre úmido e encharcado, organicamente adubados.


    Foto: Daniel Carvalho Gonçalves


Ocorrência: É uma planta nativa da Serra-do-mar , Porém, cultivada em boa parte do Brasil.

Características: É uma arbusto de até 2 metros de altura, com folhas largas de até 30 centímetros de comprimento e caule parecido com o da cana, porém mais fino. Suas flores são amarelas e envoltas em várias bainhas vermelhas.

Uso medicinal: É cientificamente sudorífica, diurética, trata com eficiência de inflamações dos rins e  bexiga, cálculos renais, reumatismo, nefrite e uretrite.


    Foto: Evandro Carlos Ferreira dos Santos


Partes usadas: Caule e folhas.

Dosagem: Emprega-se 50 gramas das folhas ou caule por um litro de água, fervidos como chá. Toma-se 4 ou 5 xícaras por dia.

Ótima saúde para todos!

4 comentários:

  1. morro aqui na região do norte de minas e no nosso sitio tem varias plantas que não tenho o conhecimento dos seus nomes mas sei que deve ter infinidades de propriedades cientificas . algumas até vi aqui no seu blog., há algumas que conhecemos aqui com outros nomes como por exemplo que ja vi por aqui o mamacadela e aqui conhecemos como burrolé. Eu gostaria de saber mais sobre as nossas plantas aqui. como posso fazer para obter estas informa~]oes? inclussive tem umas plantas lá que não vi aqui e que são da mesma família do jaboirandi eu acredito porque se parece porem tem uma folha mais avermelhada. se for possivel me fale como faço para poder estar em contato com vc e verificar estas informações.

    ResponderExcluir
  2. Caninha-do-brejo e um tratamento para os rins

    ResponderExcluir
  3. Eu tenho aqui no quintal mas não sabia pra que era usada,gostei.

    ResponderExcluir