expr:class='"loading" + data:blog.mobileClass'>

Translate

terça-feira, 4 de junho de 2013

Jabuticaba ( jabuticabeira )

Jabuticaba ( jabuticabeira )

Nome científico: Plinia trunciflora, Eugenia cauliflora, Myrcia cauliflora e Myrciaria cauliflora.

Sinônimos: Guapuru, fruita, jabuticaba-ponhema, jabuticaba-açu, jabuticaba-paulista.


                      Foto: Daniel Carvalho Gonçalves


Ocorrência: É uma planta nativa na Bolívia, Paraguai, América Central, Brasil, nos estados de Goiás, Minas Gerais, São Paulo, Mato Grosso do Sul, Rio de Janeiro, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, mas amplamente cultivada em todo o país.

Características: É uma árvore de até 7 metros de altura, bem esgalhada, com folhas pequenas e duras, flores amarelo-creme que dão agarradinhas nos troncos e galhos, fruta esféricas, variando entre o vinho e o preto, com até 5 centímetros de diâmetro.

Uso medicinal: É anti-oxidante, elimina moléculas instáveis de tumores, previne câncer e problemas cardíacos. É também útil no tratamento da asma.


    Foto: Evandro Carlos Ferreira dos Santos


Partes usadas: A fruta, principalmente a casca.

Dosagem: Pode-se consumir a fruta in natura, a casca principalmente. Pode fazer um chá delicioso com as cascas, usando 70 gramas de casca por um litro de água. Tomar 4 ou 5 xícaras por dia. Como é uma fruta que se perde com facilidade, pode-se estocá-la no congelador. Quem tem problemas com intestino preso deve consumir a casca com muita moderação, pois, possui qualidades adstringentes.

Ótima saúde para todos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário