expr:class='"loading" + data:blog.mobileClass'>

Translate

quarta-feira, 29 de abril de 2015

Erva-tostão

Erva-tostão

Nome científico: Boerhaavia hirsuta.

Sinônimos: Agarra-pinto, amarra-pinto, pega-pinto, tangaraca e bredo-de-porco.


    Foto: Daniel Carvalho Gonçalves


Ocorrência: Em praticamente todo o Brasil.

Ambiente: Adapta-se a quase qualquer tipo de solo, mas prefere solo fértil, bem drenado, e que mantenha-se semi-úmido.

Características: É uma erva rasteira que pode chegar a 70 centímetros de altura. Folhas arredondadas, opostas. Flores pequenas roxas. fruto pequeno, pegajoso. Raiz roxa por fora e branca por dentro.

Uso medicinal:  É eficaz no tratamento da anúria, congestão hepática, cistite, icterícia, nefrite, uretrite, bastante útil como diurética.



                      Foto: Evandro Carlos Ferreira dos Santos


Partes usadas: Toda a planta.

Dosagem e modo de usar: 20 gramas de qualquer parte da planta (seca) por um litro de água, em decocção. Tomar 4 a 5 xícaras por dia.

Ótima saúde para todos!

quarta-feira, 22 de abril de 2015

Os benefícios da linhaça

Os benefícios da linhaça

Nome Científico: Linum usitatissimum L.
Sinônimos: linho Courtai (Bélgica, na região do rio Lys)
Hoje em dia é encontrado quase exclusivamente na Europa. A Bélgica e os países abaixo dos níveis do mar (países baixos) são os fornecedores das melhores qualidades de linho.
Cultivo: De forma geral podemos dizer que a planta se dar bem em quase todos os climas. Porém prefere os terrenos silico-argilosos, de solo profundo, de consistências médias, frescas e permeáveis à água. Também se dando bem em climas temperados, a planta dura um ano e é semeada logo no início da primavera.
Características: O linho é uma planta herbácea que chega a atingir um metro de altura e pertence à família das lináceas.
O linho possui uma semente chamada linhaça, muito utilizada em culinária, onde é consumida com casca e dela se extrai o óleo de linhaça que é rico em Ómega 3, 6 e 9. Além disso o óleo da Linhaça é usado na indústria cosmética, em farmácias de manipulação e na pintura a óleo, sendo o veículo mais comum na preparação de tintas industriais artísticas a óleo.
São cultivados os três tipos de linho:
-Linho de fibras (linho para debulhar), para a obtenção de fibras têxteis;
-Da semente, para a obtenção de óleo de linhaça;
-Linho de cruzamento, conseguido pelo cruzamento do linho de fibras com óleo foi desenvolvido para dar um rendimento suficiente de fibras e óleo. A fibra, contudo, ainda não satisfaz as esperanças nela depositadas pela indústria.

Seu uso medicinal:
A Linhaça ajuda nos tratamentos da enxaqueca, cistite, gengivite, colesterol alto, problemas de pele, espasmos, asma, reumatismo, contração muscular, feridas, queimaduras, problemas do sono, estomatite, prisão de ventre ou dor articular.
Suas propriedades também incluem ação laxante, anti-inflamatória, antiespasmódica e cicatrizante.
Formas de usar:
Da linhaça são usadas suas sementes, para fazer infusões, chás ou cataplasmas. Porém, suas sementes também podem ser ingeridas em sua forma natural, juntamente com iogurtes, sopa ou sucos ou trituradas em forma de farelo.
Para o chá é necessário colocar 2 colheres de chá de sementes de linhaça trituradas em 250 ml de água fervente. Deixar repousar por 10 minutos e tomar 3 xícaras por dia.

Dica
Para combater acalmar e para obesidade: Bata duas colheres de sopa de linhaça no liquidificador, misture em agua, ou em um copo de suco de fruta, ou sobre a fruta, ou iogurte ou até no almoço. Podem tomar pessoas de todas as idades, até mulheres grávidas.

Faça isso todos os dias, tomados em intervalos durante o dia na média de 4x ao dia.


Este artigo é uma contribuição da leitora e também blogueira Jeane Cruz. Seu Blog é www.plantasefrutas.com.br. Muito Obrigado, Jeane.

Saúde para todos!

terça-feira, 7 de abril de 2015

Abacate (abacateiro)

Abacate (abacateiro)

Nome científico: persea drymifolia, Persea americana, Persea floccosa, Persea gigantea, etc.

Sinônimos: Aguacate (em espanhol).


    Foto: Daniel Carvalho Gonçalves


Ocorrência: Embora seja de origem mexicana e da América central, é uma planta muito cultivada no Brasil.

Ambiente: Gosta de ambientes quentes, bem ensolarados, solos férteis, bem drenados.

Características: É uma árvore de até 20 metros de altura, dependendo da espécie, bastante esgalhada, com tronco e casca rugosa, folhas simples, coriáceas, verde-brilhantes. O fruto é uma drupa, com polpa verde-fosco, caroço bipartido, grande. Muito apreciado.

Uso medicinal: Eficaz contra o reumatismo, gota, cura de fraturas (caroço), doenças renais (folhas secas), males do fígado, antioxidante e ajuda na manutenção da pele (fruto).



    Foto: Evandro Carlos ferreira dos Santos


Dosagem e modo de usar: Com o caroço pode-se fazer uma mistura muito eficaz no tratamento das doenças reumáticas: 1 caroço inteiro, 3 pedras de cânfora, 500 ml de álcool. Bater tudo no liquidificador e coar. Aplicar, fazendo massagens, nos locais afetados. Lembramos que esse uso é exclusivamente externo.
Com as folhas secas fazemos um chá usando 30 gramas de folhas por um litro de água, por decocção. Tomar 4 ou 5 xícaras por dia.
O fruto in natura pode ser consumido sem exagero uma vez que é bastante calórico. Útil para eliminar o mau colesterol de desenvolver o bom colesterol. É antioxidante.

Ótima saúde para todos!