Eucalipto
Nome científico: Eucalyptus globulus.
Foto: Evandro Carlos Ferreira dos Santos
Sinônimos: Não existem.
Ocorrência: Embora sua origem seja a Austrália, é amplamente cultivado em todo o território brasileiro.
Características: Árvore de grande porte, de tronco reto, liso na maioria das espécies, podendo chegar até 50 metros de altura. Folhas lanceoladas, verde-claro, algumas um pouco ásperas, outras, lisas. Existem cerca de 400 espécies de eucalipto.
Foto: Daniel Carvalho Gonçalves
Uso medicinal: Muito útil para asma, adenites, bronquite, coqueluche, diabetes, febres de gripe, nefrite, rinite,pneumonia, ( todas essas tratadas com o chá ) sinusite ( tratada com o vapor aspirado ou com um pó feito com as folhas moídas ), reumatismo, gota, nevralgias, dores musculares, ( compressa feita com álcool e folhas verdes ) desinfectante e anti-séptico de feridas ( suco da folha verde esmagada ).
Partes usadas: Folhas verdes.
Foto: Daniel Carvalho Gonçalves
Dosagem: Chás: 50 gramas de folhas verdes para um litro de água, 5 xícaras por dia. Vapor: 150 gramas de folhas para um litro de água, fazendo aspiração duas vezes por dia. Compressa: colocar 150 gramas de folhas em um vidro de álcool e esperar curtir por dez dias, então usar o líquido para massagem local, externa.
Todo medicamento, até mesmo natural, deve ser usado sem exageros e seguindo a dose correta e não substitui a consulta regular ao médico.
Boa saúde para todos!
Nenhum comentário:
Postar um comentário