expr:class='"loading" + data:blog.mobileClass'>

Translate

quarta-feira, 18 de setembro de 2013

Japecanga

Japecanga

Nome científico: Smilax japecanga.

Sinônimos: Japecanga-verdadeira.


    Foto: Daniel Carvalho Gonçalves


Ocorrência: Brasil, em praticamente toda a sua extensão.

Ambiente: Gosta de ambientes quentes e bem ensolarados. Não é exigente quanto ao tipo de solo. É encontrada no cerrado, nas matas mais abertas, beiras de rios, etc.

Características: É uma planta trepadeira ou arbustiforme, conforme o local, caule cilíndrico, espinhoso, folhas duras, verde-fosco, flores pequenas e frutos em pequenos cachos nas axilas das folhas.

Uso medicinal: É um excelente depurativo, eficaz contra a sífilis, gota, reumatismo e doenças da pele.


    Foto: Evandro Carlos Ferreira dos Santos


Partes usadas: Somente a raiz.

Dosagem e modo de usar: 50 gramas de raiz para um litro de água, em decocção. Tomar 3 ou 4 xícaras por dia.

Ótima saúde para todos!

Um comentário:

  1. Japecanda é uma das melhores plantas para eliminar o Ácido Úrico do organismo, é impressionante seu poder para ajudar pessoas com excesso de Ácido Úrico. O correto é utilizar sua raiz, por volta de 01 colher de sopa para 01 litro de água em pedaços bem pequenos, sua raiz é bem dura quando seca, costumo cortá-la em uma tábua de carne, por vezes utilizo a faca conjuntamente com o martelo de bater bifes, pois é muito dura. Eu costumo colhê-la e colocá-la em um saco de papel para secá-la, assim não criam fungos. Pode deixar o saco em um ambiente normal dentro de casa. Após feito o chá, deixar na geladeira e tomar de 01 a 02 copos por dia, o tonalidade do chá da raiz é meio marrom para avermelhado. O uso habitual ajuda a eliminar o Ácido Úrico pela urina, eliminando as dores, podendo até comer alimentos proibidos para quem tem sintomas de da doença e até mesmo a "gota". Tempos atrás plantei em minha casa, são 02 toiceiras, seu cipó é bem duro, com espinhos.

    ResponderExcluir