expr:class='"loading" + data:blog.mobileClass'>

Translate

terça-feira, 19 de agosto de 2014

Café

Café

Nome científico: Coffea arabica, Coffea robusta e Coffea liberica.

Sinônimos: Não existem.


    Foto: Daniel Carvalho Gonçalves


Ocorrência: De origem árabe, é cultivado em praticamente todos os países de clima quente.

Ambiente: Gosta de solos férteis, bem drenados, bastante sol, clima quente durante o dia e com queda significativa de temperatura à noite.

Características: É uma pequena árvore de até 3,5 metros de altura com folhas simples, verde-brilhante, flores brancas, frutos vermelhos ou amarelos, de acordo com a espécie ou variedade.

Uso medicinal: É estimulante, antioxidante, bom para dor de cabeça e enxaqueca. Previne diabetes, mal de Parkinson, câncer de fígado, câncer de cólon e câncer de útero.



    Foto: Evandro Carlos Ferreira dos Santos


Partes usadas: Folhas e frutos (torrados ou in natura).

Dosagem e modo de usar: A mais comum é a bebida preparada usando-se o pó de suas sementes torradas, temperada de acordo com o gosto individual de cada um. Como antioxidante e preventivo de outros males, porém, é melhor preparar a bebida usando-se 15 gramas de folhas frescas ou 15 gramas de frutos frescos ou secos (sem torrar) por um litro de água. Beba de 2 a 3 xícaras por dia.

Contra-indicação: É contra-indicado para pessoas com problemas gástricos como úlcera ou gastrite, hipertensão, distúrbios cardíacos. Em excesso diminui a absorção de vitaminas B, C e ferro. Não é aconselhável o seu uso durante a gravidez.

Ótima saúde para todos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário